Clique nas imagens para ampliar
Os tirantes são estruturas lineares de alta resistência à tração, compostos por cordoalhas, fios ou barras de aço, que transmitem esforços de tração entre suas extremidades. Na engenharia geotécnica, eles podem ser utilizados para diversas finalidades. Para simplificar, é possível dividi-los em tirantes permanentes e tirantes provisórios.
Uma empresa de tirantes deve possuir, além de toda equipe técnica, equipamentos próprios. Veja a seguir quais são os equipamentos que uma empresa de tirantes de possuir:
- Perfuratriz hidráulica ou pneumática;
- Bomba d'água;
- Bomba de injeção de calda de cimento;
- Misturador duplo de calda de cimento;
- Acessórios para perfuração em rocha;
- Hastes de perfuração e injeção;
- Obturador simples e duplo;
- Revestimentos;
- Macaco e bomba hidráulica.
O projetista geotécnico é responsável por determinar qual elemento usar, tendo em vista a melhor solução técnica. A empresa de tirantes será responsável pela execução e testes de protensão dos tirantes. Saiba mais sobre as diferenças entre os tipos de tirantes e como são feitos!
Tirantes provisórios ou definitivos?
Para saber qual tipo de tirante solicitar a uma empresa de tirantes, é necessário que você conheça as características de cada um.
No geral eles são utilizados em contenções de escavações ou quando é preciso cortar um maciço do terreno para implantar rodovias, ferrovias, entre outros.
Os tirante definitivos ou permanetes, são realizados a partir de um elemento que se incorpora a uma estrutura definitiva, como cortina atirantada, por exemplo. É importante se atentar para o fato de que o tirante permanente deve ter uma vida útil compatível ao objetivo pretendido.
Os tirantes provisórios, são realizados nas estruturas temporárias, como em obras de edifícios (residenciais ou comerciais), estações de metrô, entre outros. Nesse caso, após o término da obra, o tirante é desativado, transferindo os esforços para a estrutura principal.
Como uma empresa de tirantes faz o serviço?
Uma empresa de tirantes deve, contar com os seguintes componentes do tirante:
- Material do tirante(normalmente cordoalha ou barra)
- Bainha coletiva e individual
- Acessórios de montagem do tirante(arame, luva, tinta epóxi, centralizador, válvula manchete, etc)
- Material para injeção(normalmente cimento e água)
- Protensão(placa, bloco, clavete, porca, macaco e bomba hidraúlica, etc)
- Boletim de controle de execução
A partir de então, a empresa de tirantes deve assegurar que essa estrutura vai permitir a ancoragem no interior do maciço através do material escolhido. Para ancoragem do tirante no maciço, normalmente, é utilizado calda de cimento e posteriormente executando os ensaios solicitados pela ABNT.
Para que uma empresa de tirantes obtenha sucesso na realização de uma obra de tirantes, é preciso seguir uma metodologia determinada:
- Preparo da área: definir o tipo de equipamento mais adequado para o projeto em questão;
- Montagem: a montagem deve ser antes de começar a obra, de acordo com o que ficou especificado no projeto em questão;
- Perfuração: deve ser feita através de uma perfuratriz rotativa ou rotopercussiva;
- Protensão: execução dos ensaios prescritos pela ABNT.
É importante escolher uma empresa de tirantes confiável, para que não surjam surpresas no meio do projeto. Para isso, a Wyde conta com profissionais e equipamentos especializados, garantindo assim a qualidade em todos os processos da obra.
Por termos uma grande experiência na execução de tirantes, somos uma empresa na qual você pode confiar!
Para saber mais sobre Empresa de tirantes
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!