Clique nas imagens para ampliar
Um ensaio geotécnico é o conjunto de estudos realizados a fim de definir os parâmetros do solo ou rocha para um determinado projeto. Essa análise é feita a partir de sondagem, estudos de campo ou laboratoriais.
É de extrema importância realizar o ensaio geotécnico para determinar se as condições do solo são favoráveis e permitem a elaboração de projetos de fundações e obras de contenção de maneira segura e econômica. Confira quais são os métodos utilizados em um ensaio geotécnico e como são feitos!
Como fazer um ensaio geotécnico
Para garantir a segurança e viabilidade de uma obra, o ensaio geotécnico conta com algumas técnicas determinantes. O tipo de investigação é escolhido a partir dos resultados que se deseja obter, como a natureza dos carregamentos atuantes, características do subsolo, entre outros. Os métodos mais empregados para isso são:
- Sondagem do solo: poços, sondagem a trado (ST), sondagem a percusão (SPT) e sondagem rotativa (SR) ou mista (SM);
- Estudos de campo ou labolatóriais: Granulometria, Limites de Atterberg (LL e LP), compactação, densidade, umidade, triaxial, permeabilidade, entre outros.
A importância do ensaio geotécnico é garantir às obras fatores de segurança que, por meio de hipóteses e cálculos, podem deixar incertezas.
Tipos de ensaios geotécnicos
Existem diversos tipos de se realizar um ensaio geotécnico. Para determinar qual o método mais eficiente e válido para cada obra, conheça mais sobre suas características.
Poço ou trincheira
A utilização de poços ou trincheiras para fazer a retirada de amostras(deformadas ou indeformadas) é feita com o auxílio de pás e picaretas para solos coesivos, acima do nível da água. Uma das limitações dessa técnica, é que o a profundidade a ser escavada não é muito abrangente.
Escavação a trado
Esse tipo de ensaio geotécnico determina o reconhecimento rápido e econômico das condições geológicas superficiais utilizando trados, como cavadeira ou helicoidal, ou com ajuda de equipamentos mecânicos. O método é utilizado, principalmente, no levantamento de jazidas.
Escavação por circulação d’água
É empregada quando não é possível utilizar escavações por trado manual. Um exemplo de situação em que se faz necessária a escavação por circulação d’água é em projetos de perfuração a elevadas profundidades, quando existe a presença de lençóis freáticos. Uma característica relevante é que esse processo geralmente está associado ao ensaio de penetração padrão (SPT).
Ensaio SPT
O SPT (Standard Penetration Test) é o estudo mais conhecido em todo o mundo por contar com equipamentos simples e de baixo custo. É utilizado para determinar a estratigrafia, como em técnicas de projetos de fundações diretas e profundas.
A WYDE está pronta para executar o ensaio geotécnico necessário à sua obra e assim definir os paramêtros geotécnicos que sua obra precisa. Conte com a nossa experiência!
Para saber mais sobre Ensaio geotécnico
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!