Clique nas imagens para ampliar
Piezômetro é um elemento utilizado com a função de conhecer as condições geológicas do terreno em questão e monitorar as águas subterrâneas. Para uma boa execução de piezômetro se faz necessário o estudo da posição do lençol freático.
Execução de piezômetro (PZ), muitas vezes é confundida com execução de indicador de nível d'água (INA). Apesar de ambos apresentarem semelhaças na execução e servirem para monitoramento e avaliação do nível do lençol freático, tem diferenças determinantes, que influenciam na sua escolha e utilização.
A determinação do nível do lençol freático, por meio da execução de piezômetro Casagrande, tem como principal vantagem:
- Fácil montagem;
- Rápida execução, podendo ser instalado no próprio furo de sondagem;
- Uso de materiais simples e de baixo custo;
- Simplicidade para realização das leituras.
Importância do piezômetro?
É muito importante o conhecimento do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais.
O dimensionamento e a distribuição dos piezômetros deverá ser feito, por projetista geotécnico, que fará um cuidadoso estudo para execução de piezômetro.
A execução de piezômetro não serve somente para avaliar a profundidade do lençol freático, mas tamém é uma das formas de se obter infomações sobre a permeabilidade do solo.
Através do piezômetro é possível obter a carga de pressão no ponto em que o mesmo foi instalado.
Tendo cohecimento da carga de pressão, conseguimos calcular a carga de pressão total no ponto em que foi instalado o piezômetro.
Por que executar um piezômetro?
- Determinar e monitorar o nível do lençol freático;
- Determinar e avaliar a segurança em aterros e escavações, através do monitoramento da poropressão;
- Auxiliar na avaliação da estabilidade de contenções;
- Monitorar de sistemas de drenagem em escavações;
- Acompanhar serviços de tratamento de solos moles, como por exemplo drenos verticais com sobrecarga.
Como fazer a execução de piezômetro Casagrande?
A execução de piezômetro é feita seguindo os seguintes passos:
- Montagem do piezômetro - normalmente tubo de PVC 32mm perfurado ou ranhurado(bulbo), envolto em filtro detela de nylon ou geossintético;
- Perfuração - pode ser feita através de percussão ou rotativa, com diâmetro mínimo de 75mm. Não se deve usar fluídos estabilizantes para não comprometer o funcionamento;
- Intalação - Uma vez pronto o furo, instala-se o tubo de PVC, tendo na extremidade o elemento poroso, por onde a água entra e sai do instrumento. Em seguida executa-se o bulbo de areia média a grossa lavada. em geral um metro acima do trecho perfurado. Sobre o bulbo de areia é feito o selo com bentonita ou solo cimento;
- Monitoramento - as leituras são feitas com um indicador de nível d’água, que consta de um torpedo contendo uma chave elétrica, um fio graduado e um carretel. Quando o torpedo atinge a água do tubo de acesso, fecha-se um circuito elétrico que toca um sinal sonoro no carretel. Desta foma determinamos a profundidade do nível d’água no tubo.
Se você deseja encontrar uma empresa de qualidade para fazer a execução de piezômetro, a Wyde é a escolha certa. Atuando há muitos anos no mercado, contamos com profissionais experientes que garantirão a segurança da sua obra.
Para saber mais sobre Execução de piezômetro
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!