Clique nas imagens para ampliar
Rebaixamento de lençol freático consiste no rebaixamento do nível d'água que por ventura venha interferir no processo de execução de uma obra, permitindo que os trabalhos sejam executados com melhores condições de segurança.
Como podemos fazer o rebaixamento de lençol freático
Existem 4 sistemas para se executar o rebaixamento do lençol freático, são eles:
- Bombeamento direto ou esgotamento de vala;
- Ponteiras filtrantes ou well points;
- Injetores e ejetores;
- Bomba submersa com poço profundo.
Para saber qual a melhor sistema para sua obra, você deve contratar um projetista ou consultor geotécnico. Este será capaz de dimensionar o rebaixamento avaliando a permeabilidade do subsolo da sua obra.
A WYDE executa os sistemas de rebaixamento através de bombeamento direto, ponteiras filtrantes ou well points e através de poços profundos com bomba submersa.
O sistema de rebaixamento de lençol freático com ponteiras filtrantes(Well points).
Esse sistema consiste, na maioria dos casos, na instalação de ponteiras ao longo da periferia da área que se deseja rebaixar.
As ponteiras(tubos de PVC ou metálico) são instaladas no interior de furos de pequeno diâmetro, abertos no terreno por processos usuais de trado e/ou jateamento d’água.
O espaço entre a parede do furo e a ponteira filtrante é preenchido por um filtro, que pode ser areia média e/ou pedrisco de granulação adequada.
Após a instalação das ponteiras, a retirada da água é feita por conjuntos de bomba d’água e bomba de vácuo, os quais são ligados às ponteiras por meio de tubos coletores.
A água do rebaixamento, que chega a bomba, é conduzida para uma outra área que fique fora da área que se esta fazendo o rebaixamento. Essa condução é feita através de uma tubulação de PVC ou metálica.
Eficiência do sistema de rebaixamento com ponteiras filtrantes
O sistema de rebaixamento de lençol freático com ponteiras filtrantes será eficiente até 6(seis) metros de profundidade, observadas as demais limitações.
Em solos estratificados com presença de lentes argilosas ou solos residuais, poderão eventualmente, ocorrer surgências localizadas de águas em caminhos preferenciais de percolação não interceptados pelo conjunto de rebaixamento de lençol freático.
Cuidados com rebaixamento de lençol freático
Qualquer que seja o sistema de rebaixamento de lençol freático utilizado, sempre teremos uma diminuição da pressão neutra do solo, e consequetemente o aumento da tensão efetiva.
O acréscimo de pressão efetiva no solo pode causar adensamento de camadas de argila mole e areia fofa, causando recalques indesejáveis nas fundações ou pisos superficiais das edificações vizinhas que estejam próximas a área de influência do rebaixamento.
Em função desse problema é muito importante o planejamento e controle do comportamento das estruturas que estejam próximas da área de influência do rebaixamento de lençol freático.
Se você deseja encontrar uma empresa de rebaixamento de lençol freático, para assegurar que sua obra será executada de forma segura, a Wyde é a escolha certa!
Para saber mais sobre rebaixamento de lençol freático e fazer a escolha certa para sua obra entre em contato com um dos nossos escritórios:
- (SP) São Paulo - 11 5588 0969
- (PR) Curitiba - 41 3016 3213
Para saber mais sobre Rebaixamento de lençol freático
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!