Clique nas imagens para ampliar
Os tirantes são classificados em provisório ou definitivo.
Assim como tirante definitivo, o tirante provisório ou ancoragem provisória, são elementos que resistem exclusivamente a tração.
As diferenças principais entre esses tirantes estão no coeficiente de segurança adotado, no tipo de proteção anticorrosiva e nos ensaios de protensão. Diferenças essas descritas na norma brasileira NBR 5629.
A ancoragem provisória é um elemento destinado à ser utilizado por um tempo inferior a 2 anos e caso seja solicitado por um tempo superior aos dois anos, cabe ao dono da obra tomar as devidas precauções para garantir a segurança da obra.
É um instrumento utilizado nas paredes de contenção em obras como edifícios residenciais e comerciais, estações de metrô, entre outros, com o objetivo de facilitar escavações e garantir que não haja desmoronamento.
Assim que as lajes da infraestrutura são construídas, o tirante provisório é desativado, transferindo os esforços para a própria estrutura.
Conheça quais são os elementos constituintes de um tirante e como executar esse processo em sua obra!
Partes do tirante provisório
A maior vantagem de utilizar um tirante como técnica de contenção em seu projeto de construção é que ele permite que a escavação da obra seja feita a céu aberto de forma segura.
Basicamente a ancoragem provisória é composta por três partes:
- Cabeça: a cabeça do tirante é responsável por suportar toda a estrutura;
- Trecho livre: é o segmento que faz com que o esforço de tração aplicado na cabeça do tirante seja transferido para o bulbo ou trecho ancorado;
- Trecho ancorado: permite que o esforço de tração do tirante seja transferido para o terreno em questão.
Características do tirante provisório
Um tirante provisório é uma malha composta por um ou mais elementos resistentes à tração. Devemos seguir alguns passos para utilizar esse tirante em obras de contenção. Os passos a seguir para assegurar a eficácia do tirante são:
- Montagem dos tirantes;
- Nivelamento do terreno e locação dos tirantes;
- Perfuração em solo ou rocha;
- Execução da bainha, com injeção de calda;
- Instalação do tirante;
- Injeção do tirante(fases), através do tubo com manchetes;
- Protensão e incorporação do tirante;
- Desprotensão dos tirantes, após transferência das cargas para estrutura definitiva.
Cuidados necessários
É preciso atentar-se para uma série de cuidados ao se executar um tirante provisório em uma obra. Dessa forma, a sua implementação e remoção poderão ser feitas de maneira segura e irão permitir que o tirante seja, de fato, eficaz.
Acima de tudo, é de extrema importância contar com uma equipe de profissionais qualificados para realizar cada estágio de uma obra.
Trabalhando com os diversos fornecedores de tirante do mercado e com as mais variadas cargas de tirante provisório, a Wyde confere segurança e tecnologia para oferecer o máximo de qualidade para seu projeto.
Se você deseja encontrar uma empresa que executa tirante provisório, para assegurar que sua obra será executada dentro do prazo, de forma segura e com qualidade, a Wyde é a escolha certa!
Contamos com um time de profissionais especializados e diversos equipamentos para execução de tirante provisório.
Para saber mais sobre Tirante provisório
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!