Clique nas imagens para ampliar
Os tirantes protendidos são instrumentos horizontais ou verticais destinados a promover a contenção de taludes ou a construção de lajes de subpressão. Compostos por algum elemento resistente à tração, sejam barras de aço ou cordoalhas, essa estrutura deve ser inserida na perfuração e preenchida com calda de cimento.
Conheça os componentes necessários para executar a técnica de tirantes protendidos e quais as etapas desse tipo procedimento!
Elementos dos tirantes protendidos
Para realizar o método dos tirantes protendidos com o objetivo de fornecer uma contenção eficaz, é preciso garantir:
- Trecho ancorado: é a parte do tirante que fica solidificado de maneira efetiva. O trecho ancorado é responsável por transmitir os esforços causados pela tração do pré-tensionamento para o terreno em questão. Tmbém conhecido como bulbo de ancoragem ou apenas bulbo.
- Trecho livre: é onde é realizado o alongamento quando aplicada carga no tirante. O objetivo do trecho livre é fazer com que as cargas de protensão sejam transferidas de forma eficaz para o trecho ancorado.
- Cabeça de protensão: esse é o segmento que faz com que a aplicação das cargas das cordoalhas ou barras, ou seja, dos elementos resistentes à tração, promovam a garantia e segurança da manutenção de cargas pelo tempo de duração dos tirantes.
Como executar tirantes protendidos
O processo dos tirantes deve começar a partir da perfuração com auxílio hastes com tricone ou tubos de revestimento com sapata. O processo de perfuração é feito com água e/ou ar, junto com a rotação das hastes ou revestimento.
O fluído de perfuração dos tirantes protendidos deve retornar à superfície pelo espaço que ficou entre o maciço e o revestimento. Assim que a perfuração for concluída devemos instalar os tirantes protendidos.
Dessa forma, a injeção de calda de cimento deve preencher a perfuração por completo, até que a superfície do furo seja alcançada. Essa etapa do processo é chamada de injeção da bainha.
Feita a bainha do tirante devemos instalar o tirante e após 12 horas executar as fases de injeção dos tirantes. A injeção nesse momento é feita somente no trecho ancorado, que é dotado de vávulas manchetes. Formando-se assim o bulbo de ancoragem e garantindo a resistência à tração necessária aos tirantes protendidos.
É importante lembrar que as pressões e volumes de cada injeção devem ser controladas e monitoradas, com a finalidade de controlar a interferência em construções ou casas vizinhas.
Após a execução das fases de injeção, devemos ensaiar e incorporar os tirantes com as cargas do projeto, essa fase chamamos de protensão dos tirantes.
Para os tirantes provisórios o processo se encerra no ponto acima, já para os tirantes definitivos ainda devemos executar a injeção do trecho livre e a cabeça de proteção dos tirantes.
Para ter uma obra executada com segurança e dentro prazo, conte com o conhecimento dos profissionais da Wyde, assegurando a qualidade de todos os estágios do seu projeto.
Para saber mais sobre Tirantes protendidos
Ligue para 11 5588-0969 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!